top of page

            Nestes dias a Escola começou ao nascer do Sol…!

 

        São 6 da manhã e servido o pequeno-almoço, a ansiedade começa a surgir nos rostos dos alunos….”Será que é hoje…?!”

            Ouvem as últimas orientações e distribuídos pelas diferentes equipas são uma vez mais postos à prova. Aqui fala-se inglês, espanhol, francês, ….e um pouco hesitantes lá se vão lembrando do que aprenderam nas aulas de línguas estrangeiras e quando a memória os traí, não se atrapalham e recorrem à mímica, acompanhada de sons, por vezes estranhos, aos olhos dos restantes participantes…”O importante é comunicar….!”

      Aproxima-se o momento da descolagem, os queimadores aquecem o ar dos envelopes (balões) e tudo está pronto para se viver a inesquecível experiência de voo…

     Ao turbilhão de sentimentos seguiu-se uma sensação de tranquilidade, de flutuar ao vento, de ir literalmente às nuvens e observar o esplendor das paisagens alentejanas…

           “Ah! Pois… se contar ninguém acredita!!!”

     Mas no final foram entregues diplomas personalizados a comprovar este inesquecível momento….ALENTEJO FOREVER!  

17ºFestival de Balões de ar Quente

Visita do Instituto Politécnico de Portalegre à nossa Escola

      A responsabilidade de receber o Instituto Politécnico de Portalegre na nossa Escola levou os nossos alunos a se organizarem e a assumirem a tarefa de procederem à apresentação e à descrição das atividades desenvolvidas e da experiência da formação em contexto de trabalho.

     Ao Pedro Mota coube-lhe à abertura da nossa apresentação, sendo seguido de outros colegas que, embora nervosos, conseguiram transmitir o prazer e a motivação contagiante que reina entre os nossos alunos.

     Alunos dispostos a aprender, a crescer como seres humanos e como futuros candidatos ao Ensino Superior...

     E como orgulhosamente afirmam:

“Gostamos do que fazemos e para o futuro trabalharemos…!”

Lançamento do Ensino Secundário Vocacional no Concelho de Sousel

Técnico de Turismo Ambiental e Rural

 

No dia vinte cinco de setembro, realizou-se na Biblioteca da Escola-Sede do Agrupamento de Escolas de Sousel a cerimónia do lançamento do Ensino Secundário Vocacional, no concelho de Sousel.

A cerimónia contou com a presença da Senhora Delegada Regional da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, Doutora Maria Reina Martin e da Assessora Adjunta do Senhor Ministro da Educação e Ciência, Doutora Maria Isabel Ribeiro do Rosário Hormigo, do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Sousel, Doutor Armando Varela, do Presidente do Agrupamento de Escolas de Sousel, Doutor Luís António Gonçalves de Brito, além de outras entidades importantes.

A turma de “Técnico de Turismo Ambiental e Rural” participou na cerimónia e teve oportunidade de ver projetado o início do seu trabalho letivo e os objetivos da nova proposta de ensino vocacional muito interligada com as empresas em contexto de trabalho.

Percurso Pedestre Interpretativo

                          Castelo de Vide, 10 da manhã, e não chove…

 

            Neste ano temos novos caminheiros vindos da Escola Básica Padre Joaquim Mª Fernandes, de Sousel do Curso de Turismo.

            Curiosos vão observando em redor e fazem perguntas sobre o percurso, no que se refere à distância e ao terreno…não fosse o professor Nuno Sequeira tê-los enganado nos quilómetros a trilhar.

           Enquanto o grupo se organiza, um bando de aves voam em círculos, como se nos observassem, estranhando tal aglomerado de gentes com mochilas às costas. Tratam-se de grifos, majestosos abutres que planam tão baixo, que se tornam visíveis os “dedos” das asas.  Momento único…!

           É hora de partir, mas antes ainda há tempo para se fazer uma visita guiada ao Castelo, e depois iniciar o percurso pedestre.

       Ao longo do caminho o professor Nuno vai explicando as marcas e os símbolos internacionais que se vão encontrando nas pedras e em tabuletas que servem para indicar a rota a seguir. Como se trata de uma rota pequena, estes são sinalizados a amarelo e a vermelho.

            Hoje aprendeu-se a olhar para a natureza, a apreciá-la, a tocá-la e a senti-la…pois, sempre é verdade que as folhas do carvalho negral (Quercus Pyrenaica) são aveludadas e macias, como o tecido…  

 

bottom of page